Criando marcas autênticas e confiáveis.
- Rodrigo Villa
- 4 de jan.
- 2 min de leitura

A cada dia que passa, o cenário corporativo fica mais competitivo. Está cada vez mais difícil uma empresa sobreviver.
As que conseguem chegar no ciclo de crescimento e alcançar a fase da maturidade ainda encontram o desafio de conquistar a preferência dos consumidores e conseguir fidelizá-los.
Vivemos em um tempo em que a confiança entre as pessoas está esfriando e não conseguimos mais identificar em quem podemos confiar e quem realmente é verdadeiro.
Esse cenário reflete na vida corporativa, pois empresas são feitas de pessoas e precisam delas para existir. Devido ao grande aumento do acesso às informações, as pessoas ainda se sentem mais perdidas e em busca de um propósito para suas vidas.
Estamos surfando na superficialidade do conhecimento e a inversão de valores vem ganhando muito destaque.
Não sabemos, de fato, o que é verdadeiro ou identificar narrativas tendenciosas. As tecnologias de inteligência artificial chegaram para contribuir muito com a humanidade, mas o reflexo disso traz problemas incontroláveis, que ainda vamos precisar descobrir como resolver. Para conseguir sobreviver e se destacar nesse cenário, as empresas precisam se reinventar e se preocupar com algo essencial, que vai além de produto e serviço: autenticidade e confiança.
O que é autenticidade?
Autenticidade é ser verdadeiro. É realmente se preocupar com as pessoas. Nos tempos em que vivemos, a autenticidade acabou se tornando um dos ativos mais valiosos na Humanidade.
Com as marcas, não é diferente. Os consumidores estão buscando se relacionar com empresas e marcas que são transparentes, conscientes e que estão alinhadas com seus valores.
Antigamente, as pessoas se preocupavam apenas com a qualidade do produto ou serviço, mas, hoje, qualidade já não é um diferencial. As marcas precisam ter um propósito maior e realmente fazer diferença na Humanidade.
Costumamos atribuir características humanas às marcas, pois elas possuem identidade, personalidade e comportamentos em sua forma de ser, falar e fazer. Mas como as marcas podem ser autênticas e transmitir confiança nesse teatro social e tecnológico em que vivemos?
Construindo marcas autênticas e confiáveis.
Os consumidores estão com o poder de escolha e mais exigentes.
As opções de marcas são infinitas e hoje a busca é por empresas com propósito e que vivam na prática os valores anunciados.
Para construir marcas relevantes e que tenham uma forte conexão com o seu público, as empresas precisam ter um foco especial nas pessoas – principalmente as que fazem parte do seu ecossistema, como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores – e se preocupar, de fato, em entregar uma experiência memorável.
As empresas que se destacam no mercado sabem da importância de uma marca forte e o impacto que ela causa na sociedade e nos negócios, por isso investem fortemente no branding.
O processo de construção e gestão da marca gera valor, faz uma empresa se diferenciar em seu mercado de atuação, sem precisar entrar na guerra de preços, e a faz ser a principal escolha dos consumidores.
Rodrigo Villa - RV Brands
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